organização | planejamento | Produtividade

Como usar o Google Keep para se organizar

17 de agosto de 2020

Olá, tudo bom? Eu vivo falando de organização por aqui e acho super válido passar o que realmente funciona (pelo menos comigo) e um dos aplicativos que mais me ajudam na organização é o Google Keep, um bloco de notas mais sofisticado.  Já utilizo essa ferramenta tem uns 3 anos, uso para tudo, desde compras no mercado, um trabalho que preciso entregar e até mesmo para organização do blog.

Como usar o Google Keep

  

O que é o Google Keep

O Google keep é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo google onde é possível fazer anotações rápidas. Dá para usar tanto pelo computador tanto pelo celular (baixando o aplicativo) ambas as versões possuem a mesma interface.  

Além de anotações, você pode adicionar fotos, links, lembretes e também compartilha alguma anotação com algum colaborador, exemplo: Eu tenho uma lista de supermercado no google keep, e nela vou anotando tudo que vai acabando e preciso comprar, e tenho como colaborador dessa lista a minha mãe, e todas às vezes que ela sai ela verifica se tem algo na lista que precisa ser comprado e já marca, assim saberei em tempo real que não preciso mais comprar aquele item caso eu também esteja fora de casa.  

Como usar

É bem simples usar essa ferramenta, costuma deixar na tela de início do meu celular e no computador deixo salva na barra de favoritos, assim sempre que preciso anotar algo rápido, salvar um link ou até mesmo colocar foto de algo que quero comprar para não esquecer. 

Você vai criando blocos de notas com o que você quer anotar, ou deixar guardado para lembrar depois.  Eu costumo deixar lista de filmes, livros, lista de compras, como você pode ver na imagem abaixo. 

Como usar o Google Keep

Color Code

É possível colocar cores em cada bloco de notas, são 12 cores que a própria ferramenta disponibiliza e você pode designar tal cor para tal tarefa, é uma maneira mais rápida e mais fácil de visualizar seu painel. Eu uso sempre a cor azul para os blocos que geralmente são coisas que preciso comprar realmente, como na lista de mercado, na lista de remédios e de itens para casa que preciso comprar.  

Marcadores

Você também pode usar marcadores para ficar mais organizado e achar mais rápido algum bloco, esses marcadores vão aparecer tanto no final do bloco, como na lateral do google keep junto com as outras funcionalidades.  Para adicionar os marcadores você só precisa usar “#” e escrever qual será o marcado, na imagem eu usei #TBR e #Filmes

Lembretes

Ter a função de lembretes é o que mais me agrada no google keep, pois eu sempre esqueço de fazer alguma coisa que deixei anotada, pelo simples fato de não olhar todos os dias. Então, quando vou adicionar uma tarefa que eu tenho hora para fazer ou entregar, eu utilizo a função de lembrete. Eu gosto de acordar as 8:00 hrs (pelo menos eu tento todos os dias) então eu criei um bloco onde listei minha rotina da manhã, e como ativei a função, o aplicativo vai me lembrar que tenho algo para fazer aquele horário. 

Imagens

O google keep permite que você adicione imagens em seus blocos de nota, e eu gosto bastante dessa funcionalidade, pois quando eu vejo a imagem de um produto que quero comprar, mas não quero deixar no meu celular, eu adiciono ele no google keep. Eu faço muito isso com esmaltes e produtos para cabelo que gostei e quero comprar algum dia. 

Essa é uma ferramenta bem completa de bloco de notas que permite que você use para qualquer coisa, seja em seu ambiente de trabalho, para os seus estudos ou até mesmo para sua vida pessoal. E o mais legal é que você vai organizando da maneira como prefere, definindo cores para determinados assuntos, pode colocar imagens anexadas há alguma anotação, fazer listas (como eu fiz nos exemplos). E depois que você cumprir tudo que colocou na nota você pode arquivá-la, assim você sempre terá esse registro e se precisar conferir ele vai estar lá guardadinho.

Espero que tenham gostado do post! 

Only registered users can comment.

  1. Eu confesso que não conhecia o Google Kepp. Sempre usei o bloquinho simples do celular para fazer algumas anotações, mas dessa forma fica tudo mais organizado e fácil de acessar e encontrar o que queremos. Gostei demais das opções das cores e do alarme. Obrigado pela indicação.

  2. Olá,

    Eu sou a pessoa que ama um papel, então dou preferência a esse método para me organizar, com o planner. Ainda não conhecia o Google Keep, o único que já testei foi o Google Agenda e confesso que não me adaptei. Vou testar esse para ver no que dar. Adorei a dica!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *