Freebies | organização | planejamento | Produtividade

Como fazer um controle de Hábitos (Habit Tracker)

21 de julho de 2020

Criar um novo hábito ou manter a rotina de algum hábito pode ser bem complicado às vezes. Por isso existem diversas ferramentas que são eficazes para que você consiga controlar e monitorar esses hábitos.  Hoje eu vim compartilhar um pouco de como usar o Habit Tracker, seja no papel ou no seu próprio celular.  

Habit Tracker
Quando passamos a fazer algo todos os dias, no decorrer do tempo tornamos aquilo um hábito e se tornar melhor em uma tarefa às vezes só se precisar criar o hábito de realizá-la frequentemente. Você já se pegou todo animado começando uma atividade nova e após uma semana você simplesmente esqueceu de fazer e foi deixando para trás, depois de algum tempo voltou a se recordar dela e começou tudo de novo e novamente parou? Isso significa que você não criou esse hábito, você não conseguiu colocar essa tarefa como parte da sua rotina diária. 
Calma! Isso não aconteceu só com você. Eu mesma sempre quando quero começar a fazer uma nova atividade preciso monitorar e colocá-la de forma estratégica em minha rotina, pois, se eu não fizer isso eu com toda certeza acabo desistindo (pois, sou a rainha da procrastinação e da preguiça). Por isso que resolvi trazer essa ferramenta para vocês, o Habit Tracker me salva quando eu preciso criar algum hábito de uma forma natural, de uma maneira que não me faça sentir raiva de está realizando aquela atividade. 

O que é o Habit Tracker?

O Habit Tracker é um termo em inglês que significa; rastrear os hábitos, controle de hábitos ou monitoramento de hábitos. Sendo uma ferramenta que ajuda no controle dos hábitos, com acompanhamentos diários. Existem diversas maneiras de aderir a essa ferramenta, seja de forma digital ou física.
Esse controle pode te servir para diversas tarefas que você queira incluir no seu dia a dia, como também em hábitos ruins que você tem e você queira se livrar dele. Por exemplo, se você tem o hábito de dormir tarde e por conta disso você está perdendo a produtividade no seu dia, você pode criar um hábito que mude esse hábito ruim. 
Habit Tracker
Por exemplo, se você deseja ter um hábito de leitura, você pode definir uma meta semanal ou diária no seu Habit Tracker e segui-lá. Você pode usá-lo para tudo que deseja, até mesmo o lembrar de beber água durante o dia.  

Como usar o Habit Tracker?

Usar essa ferramenta é bem fácil, mas se você é uma pessoa como eu, você precisará criar o hábito também de atualizá-la (Para isso eu coloquei um despertador no meu google agenda, e ele me avisa todo fim de noite que eu preciso atualizar meu habit tracker com as tarefas que realizei no dia) e isso vai fazer com que essa ferramenta der certo. 
Não existe um modelo especifico para o habit tracker, pois, ele precisar fazer sentido para todos que vão usar, então você não vai encontrar modelos com listas de tarefas, mas sim determinar tarefas que são importantes para você.  
É uma ferramenta bem pessoal e que você pode personalizá-la do jeito que faça sentido para você, podendo ser um controle mensal, semanal ou diário (e esses três controles podem conversar entre si se acaso você optar por controlar das três formas). 
Na lista, escreva os hábitos que você deseja monitorar, tente ser bem específico com o que você quer e seja realista com a sua capacidade, com seu tempo. Por exemplo, uma coisa que funciona bastante comigo, é ser específica com aquele hábito, ao invés de colocar “ler mais” eu coloco “ler 30 minutos por dia”, isso não deixa em aberto o quanto é ler mais para mim, isso significa que eu quero criar sim o hábito de ler mais no dia a dia e ler mais no dia a dia seria ler pelo menos por 30 minutos. Isso faz com que o hábito vire uma meta fácil de ser atingida, pois, eu estabeleci aonde eu quero chegar.  
Lembre-se, os hábitos são coisas que aos poucos vão fazendo parte da sua rotina sem que você perceba e essa ferramenta serve exatamente para isso, adicionar a sua rotina, coisas que você deseja que ela tenha e aos poucos você vai poder tirar uma tarefa do seu hábit tracker e substituí-la por outra, já que aquela tarefa já faz parte do seu dia a dia. 
Agora sua lista de hábitos está pronta, então é hora de monitorar! Todas às vezes que você realizar uma tarefa da lista você vai dar um check nela (lembra lá em cima que falei de atualizá-la) essa check vai te ajudar a saber quando você realizou aquela tarefa (ou não realizou se for esse seu proposito) Como eu uso a ferramenta no meu bullet journal, eu vou pintando os quadradinhos.  

Como fazer um Habit Tracker

Existem diversas formas de você fazer seu habit tracker! Há um tempo atrás disponibilizei aqui no blog um planner de estudos que contém um habit tracker, ou você baixá-lo separadamente aqui
E se você prefere ter esse controle por meio digital, vou indicar dois aplicativos que cumprem muito bem a função dessa ferramenta e são maravilhosos; o Rastreador de Hábitos e o Repeat Habit (aplicativos de celular) e também o Habityfy (site). 
E assim como eu, você também pode usá-lo no seu bullet journal e decorar da maneira como quiser, corre lá no meu Pinterest, tem diversas inspirações lá para você seguir.

Extra: dicas do que colocar na sua lista de hábitos

➯ Fez alguma atividade física / Foi para a academia
➯ Praticou meditação (você pode estabelecer tempo: Praticar meditação por 10 minutos)
➯ Não bebeu refrigerante / bebeu refrigerante (se você deseja parar com o hábito ou controlar o mesmo)
➯ Se leu algum livro (você pode estabelecer quantos capítulos por dia ou tempo)
➯ Rotina de skincare 
➯ Cronograma Capilar
➯ Estudou / Fez algum cursinho
➯ Alimentação saudável 
➯ Hora de dormir / acordar
** Fotos retiradas do Pinterest **

Only registered users can comment.

  1. Olá! Eu adoro essa função sempre me ajuda bastante no organizar das coisas e a me manter em dia com as minhas funções. Eu gosto da versão em papel mesmo, me sinto mais a vontade e já existem alguns planners com tal cantinho. Muitos beijos.

  2. Então, eu pesquisei na internet há muito tempo, achei muito útil e inspirador. Eu amo as inspirações do controle de hábitos também! As idéias de controle de hábitos são muito úteis. Muito obrigado pela postagem!

  3. Olá,

    Tenho esse parte de controle de hábitos no meu planner, mas confesso que não uso. Quando tentei usar, simplesmente esqueci de marcar e virou uma bagunça. No entanto, quero muito voltar a marcar, pois acho uma forma bem bacana. Adorei seu post!

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *